Raças
Rottweiler

Rottweiler

Rottweiler são cães que possuem em algumas situações uma cara de mau, porém, extremamente amorosos e muito apegados a seus donos. O nome surgiu do alemão Rottweil, que significa vila vermelha, devido os prédios mais importantes do local onde os romanos percorriam, possuírem telhados vermelhos. Os cães eram normalmente, acompanhados pelos romanos, mas aproximadamente no ano de 250d.c., todos os romanos foram expulsos devido a confrontos com tribos locais. Logo, as próprias tribos depois desse acontecimento, passaram a criar os cães.

Os cães desta raça, são bastante territorialistas, e protetores, uma chegada de algum animal ou pessoa diferente, pode despertar um comportamento mais agressivo, devido a isso, é muito importante o adestramento e socialização com crianças desde filhote. No geral, a raça é dócil e desengonçada, mas como são cachorros muito fortes, podem acabar exagerando.

O Rottweiler deve apresentar predominantemente um perfil físico rustico, robusto e proporcionalista, classificando como um cão de grande porte, medindo entre 55cm à 77cm, com peso entre 45Kg à 100Kg. A espectativa de vida desta raça é de até 12 anos e recomenda-se atividades físicas frequentes, porém moderadas.

A cabeça grande e larga éoutra característica marcante da raça. Em diversas análises o corpo do Rottweiler é descrito como “poderoso”, “forte” ou “robusto”, sendo um fato inconteste que se trata de um cão atlético e com a musculatura bem definida, sendo capaz de derrubar uma pessoa adulta sem necessariamente morder.

FIQUE ATENTO: Em alguns lugares do mundo, ainda é comum o corte do rabo do cão, no entanto, no Brasil, é proibido o corte do mesmo.

A raça ocupa o 9º (nono) posição segundo o livro da inteligência dos cães, escrito por Stanley Coren. Este ranqueamento elevado, indica que é uma raça de fácil treinamento, e será muito atento a comandos.

Classificado como um cão corajoso, obstinado e fiel, esta raça se destaca quando mesclados estes atributos com a sua elevada inteligência.

Vale destacar que esta é uma raça muito reativa e, por tanto, o cão desta raça deve ser treinado e socializado desde filhote. O combo de força, poder e inteligência a introduziu na lista de cães potencialmente perigosos em muitos países, inclusive no Brasil, com destaque ao estado do Rio de Janeiro que possui legislação própria quanto a cria, reprodução e posse de cães desta raça.

A IBRC considera este tipo de listagem uma pena, haja visto que os Rottweilers, se tornam potencialmente perigosos apenas quanto estimulados à agressividade. Em linhas neutras são cães dóceis, amáveis, gentis e quando socializados não apresentam comportamentos agressivos quando junto de outras pessoas ou outros cães.

Tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *