Raças
Dobermann

Dobermann

A raça surgiu da necessidade de Louis Dobermann, um cobrador de impostos que precisava de um cão de guarda atento para acompanhá-lo em suas atividades de porta em porta. No fim do século IX ele começou a criar um cão com finalidade de protege-lo, através do cruzamento de algumas raças, provavelmente Pastor Alemão e o Pinscher Alemão, além de cruzamentos posteriores com o Manchester terrier preto e castanho, Greyhound e Weimaraner.

Em pouco tempo Louis Dobermann conseguiu o protótipo da raça que levaria o seu nome. Existem registros que apontam que os primeiros Dobermanns ainda tinham ossos pesados e cabeça arredondada. Novas misturas foram selecionando um cão com a aparência que podemos admirar atualmente.

A raça logo se agradou a Europa e a América como cão policial e cão de guarda, e mais tarde como cão de guerra. Seu talento nessas áreas trouxe ao Dobermann muitos admiradores, e ele logo se tornou um importante protetor da família.

Sua silhueta bem desenhada e seu estado de alerta destemido colocaram o Dobermann no topo como um cão de exposição. Com o aumento de sua fama, muitas famílias começaram a gostar da raça como animal de estimação, e o Dobermann acabou se tornando a segunda raça mais popular da América em 1977.

INTERESSANTE: Por volta de 1980 surgiu um novo desafio para a raça com o surgimento do Doberman Branco albino. Logo surgiu um esforço conjunto a fim de reduzir risco de reprodução desses cães, e alguns clubes chegaram a se juntar agencias de registros de Dobermanns a marcar os números de registro dos cachorros que carregavam o gene albino com a letra Z.

Temperamento

O Dobermann é um cão de guarda inteligente e de alta capacidade cognitiva, possui um perfil de alerta constante de prontidão para proteger sua família e sua casa. Outro aspecto da raça é a lealdade e o gosto formidável para aventuras. Os Dobermanns gostam de desafios mentais, o que os torna alunos excepcionais, sendo este um ponto forte a ser explorado em seu adestramento. Embora alguns cães possuam um perfil dominador, em geral são cães sensíveis e muito receptivos aos desejos da família. Geralmente é desconfiado com estranhos.

O Dobermann é um cachorro ativo que precisa de exercícios físicos e mentais constantemente, ou pode se tornar frustrado e destrutivo. Sua necessidade de exercícios se satisfaz com longas corridas ou passeios de coleira, ou uma corrida mais intensa dentro de uma área segura. O Doberman é um companheiro melhor e um cão de guarda mais eficiente se puder compartilhar o lar de sua família. Os cuidados com o pelo são mínimos.

Características

Os cães desta raça são grandes e fortes. O corpo é musculoso, forte e capaz de estabelecer movimentos amplos e rápidos. Os machos medem, em média, de 65 a 71 cm de altura e as fêmeas, um pouco menores, de 60 a 66 cm. Seu peso varia de 30 a 40 quilos, dependendo das condições físicas.

Seu crânio é achatado e o focinho, alongado. Sua cor mais comum é o preto com manchas marrons, mas há tipos avermelhados e azulados. Sua pelagem possui manchas, geralmente acastanhadas, sobre olhos, focinho, pescoço, peitoral, pernas e sob o rabo. Seu pelo é curto e brilhante.

É uma raça recomendável para pessoas que gostam de esportes ao ar livre, tenham espaço para criação e gostem de cachorros espertos e treinados. Apesar de aventureiros e fieis, não são a melhor opção para crianças pequenas, que não saberão contribuir com seu treinamento, nem para idosos, pois, devido ao seu grande porte, pode ser difícil para um idoso, conduzi-lo à um passeio, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *