Raças
Border Collie

Border Collie

Border Collie Border Collie é uma raça classificada como Cão de Pastoreio.

Os Cães de Pastoreio foram desenvolvidos com a finalidade principal exercer esta função de forma eficiente.

Existem registros desde o século de XVI que apontam evidencias quanto a existência do Border Collie em regiões montanhosas da Grã-Bretanha.

O Border Collie se destaca, entre muitos adjetivos, por não serem barulhentos e realizar o pastoreio sem latir ou mordiscar, apenas cercando agilmente o rebanho.

Esta raça também possui um conjunto de predicados no olhar, com relatos de muitos donos de rebanho que dizem até hoje que exemplares desta raça conseguem “hipnotizar” os outros animais, mostrando o que desejam apenas os olhando de forma fixa e focada.

Em 1925, o nome Border Collie foi oficialmente registrado, fazendo referência à sua origem entre as fronteiras Inglesas e escocesas. Já o reconhecimento pelo American Kennel Club só ocorreu mais recentemente, em 1995.

Aparência

Border Collie

O Border Collie é um cão de médio ou grande porte medindo entre 46cm e 56cm a partir da cernelha, e pesa entre 13Kg e 20Kg, com dois tipos de pelagem, sendo uma curta e macia ou longa e grosso. Independente do tipo de pelagem a raça ainda possui uma camada de pelos bem densa e macia com a finalidade de manter a temperatura do corpo.

A variedade de c

ores que os cães dessa raça podem possuir também são impressionantes. As cores mais comuns são a bicolor de Preto com Bran

co, mas existem ainda os Tricolores, variações de castanho, marrom e merle.

Apesar do seu pelo não criar grandes emaranhados de nós, é preciso escovar o Border Collie com frequência.

Saúde do Border Collie

Border Collie

Em linhas gerais é um cão muito saudável e sua vida ativa ajuda a proporcionar uma qualidade de vida mais equilibrada. Para isso ele deve realizar atividades físicas todos os dias, isto é imprescindível para um Border Collie.

No entanto, com o passar dos anos os cães da raça tendem a apresentar algumas anormalidades. Dentre as mais comuns podemos citar a Displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, osteocondrose e alguns distúrbios ligados aos olhos, como o CEA – Collie Eye Anomaly, doença genética que pode atrapalhar consideravelment

e a visão do pet.

Dessa forma é recomendável que o Border Collie receba atenção de um profissional veterinário para tratar e proporcionar a melhor qualidade de vida para o pet, uma vez que muitos borders continuam realizando suas atividades normalmente mesmo que estejam com alguma condição bastante dolorosa.

Seus olhos podem apresentar um descolamento da retina que podem levar à cegueira. Por isso, estar sempre atento ao seu cão previne que doenças como essas atinjam um estágio avançado. Um andar que parece diferente, secreção em excesso nos olhos, vermelhidão, coceiras entre outras atitudes que pareçam fora do comum são sinais de que você deve levar seu peludo ao médico veterinário para fazer uma avaliação.

Conhecer o canil e as informações hereditárias da família do seu filhote de Border Collie é o ideal para que problemas sejam evitados, sendo certo exigir o pedigree IBRC com exibição da linhagem.

Temperamento

A personalidade do Border Collie é única e incomparável. Trata-se de uma raça extremamente alegre, brincalhona e muito, muito, muito… ativa!

Inteligentes e obedientes, são muito fiéis aos seus tutores e ao mesmo tempo são bem independentes.

Estão sempre em alerta, por isso podem ficar arredios ao sinal de algum estranho se aproximando ou mesmo reagir a movimentos mais bruscos ou barulhos mais altos.

Cães desta raça precisam de cerca de algumas horas diárias de atividade física intensa, ou seja, essa raça precisa de tutores que estejam dispostos a passar um bom tempo ao lado do seu cão. Isto porque além de exercícios, eles precisam de brincadeiras estimulantes, um tempo para treinamento e para socialização, caso contrário podem ficar ansiosos e acabar destruindo coisas em casa.

Muito embora não seja uma raça agressiva, um Border Collie frustrado pode causar problemas especialmente com estranhos. Mas se acostumado desde novo pode viver perfeitamente com outros animais sem que insista em pastoreá-los.

Inteligência e Obediência do Border Collie

Quando falamos sobre o ponto forte desta raça é inevitável apontar, se pensar duas vezes, na inteligência e obediência.

Neste quesito o Border Collie domina sendo considerado o cachorro mais inteligente do mundo! Isso mesmo, segundo o livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, essa raça ocupa o primeiríssimo lugar da lista!

O Border Collie também aparece em nossa matéria indicando Os top 10 cães mais inteligentes do mundo.

Nesta categoria, o Border Collie se destaca por aprender comandos muito rapidamente, sem precisar de inúmeras repetições. São muito focados e atentos e toda essa concentração também se mostrou impressionante em competições caninas como o Agility, por exemplo.

São tão inteligentes e competentes que as competições de Agility possuem uma categoria só para cães da raça Border Collie, já que chega a ser injusto comparar cães dessa raça com as demais.

Curiosidades

Uma das primeiras coisas que chamou a atenção na raça foi o fato de os cães conseguirem dominar o rebanho apenas com agilidade e olhar. Essa característica do Border Collie também faz parte da sua convivência com os humanos.  Seu olhar é sempre atento e ele também utiliza esse “poder” com os humanos quando quer algo.

O contrário também acontece, o Border Collie costuma ficar atento ao olhar de seu tutor tanto que, após o treinamento, cães dessa raça podem utilizar apenas um olhar de seus donos como sinal de um comando.

A inteligência dessa raça vai muito além de pastorear ou pegar a bolinha. Striker é uma Border Collie famosa que entrou para o Guinness Book. Ela deteve um recorde mundial depois que conseguiu abrir a janela de um carro em 11,34 segundos. Mas não era janela elétrica, não. Era a manual mesmo!

Chaser, a border collie atualmente mais famosa do mundo sabe identificar centenas de brinquedos por seus respectivos nomes. Esta border é ainda capaz de reconhecer mais de mil palavras! Collie vem da palavra celta “colley” e significa “útil” e “fiel”.

Quer saber mais sobre raças? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *