Raças
Poodle

Poodle

PoodleO Poodle, que na França é chamado de caniche, é uma raça de cães de companhia de origem francesa.

Muitos cinófilos, no entanto, apontam registros desta raça em países da Europa Central, indicando origem fática na Alemanha.

O Poodle era usado primeiramente como cão de caça de aves aquáticas.

Segundo listagem elaborada por Stanley Coren, e resumida pela IBRC, o Poodle é considerado a segunda raça mais inteligente do mundo.

Esta raça foi criada para trabalhar na água, inclusive uma de suas tosas foi elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax.

Características do Poodle

PoodleO poodle varia de tamanho entre o grande e o toy. A raça possui como sua principal enfermidade a adenite sebácea. Em linhas gerias se trata de um bom cão de companhia para famílias que vivem em grandes áreas, como fazendas.

A variação do Poodle chamada de média, miniatura ou toy, no entanto,  existem desde meados de 1700, embora só tenham sido reconhecidas no século XX.

Cruzamentos artificiais mal elaborados durante a década de 1950 geraram uma variedade chamada de anã. No entanto não carregam o nanismo em sua genética e por isso resultaram numa má fama para estes caninos diminutos.

A criação da variação menor do Poodle foi criada para gerar cães de companhia com adjetivo de longevidade ique atinge a maior, em média, entre os cães, alcançando até 15 anos.

Mais propenso a doenças que seu parente maior, pode sofrer com halitose, doenças periodontais, cegueira hereditária e catarata.

O Poodle varia entre 2,5Kg e incríveis 32Kg e pode medir de 25cm à 38cm.
Sua pelagem pode ser encaracolada, cacheada ou encordoada, nas cores branca, caramelo, marrom ou cinza.
São cães excepcionalmente inteligentes, no entanto alguns cães menores desta raça mostram-se um pouco mais desafiadores para aprender os comandos de adestramento.

Temperamento

PoodleA raça apresenta temperamento dócil e se mostra obediente ao tutor. Alguns ainda manifestam reações de ciúmes moderado quando lhes falta atenção durante a vida adulta.

É uma raça que se identifica com crianças e possui comportamento brincalhão com moderação para não machucar os pequenos. Se mostram mães exemplares também.

O adestramento é fácil, considerado o 2º cão mais inteligente em nossa lista dos Top 10 cães mais inteligentes do mundo, ficando atrás apenas do Border Collie.

Saúde e Higiene do Poodle

O poodle é uma raça que necessita de escovação constante, pois têm uma pelagem volumosa e bem macia. Também são cães fortes e bem resistentes, apesar de serem pequenos. Por isso sua expectativa de vida varia entre 12 e 15 anos, existindo registros de casos excepcionais que cães desta raça que viveram alguns anos a mais.

 

Você tem um Poodle? Faça já o Pedigree do seu cão com a IBRC!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *