IBRC
SETEMBRO AMARELO: Cães contribuem no combate ao suicídio

SETEMBRO AMARELO: Cães contribuem no combate ao suicídio

SETEMBRO AMARELO: Cães contribuem no combate ao suicídioCães Contribuem no combate ao suicídio neste “Setembro Amarelo”, que foi a temática deste mês de setembro que teve como foco o combate ao suicídio.

Frente ao cenário atual de isolamento social, males que levam ao suicídio, tais como a depressão, têm sido alvo de preocupação das autoridades, e da sociedade em geral.

No combate ao suicídio foram mobilizados centenas de profissionais de diversos setores, em sua maioria psicólogos, inclusive voluntários, que realizavam acompanhamento virtualmente.

Uma das ferramentas que mostrou grande resultado foi o uso de cães como companhia para as pessoas.

Um cão de estimação não apenas anima o ambiente, como incentiva o tutor a praticar atividades físicas, através dos passeios e brincadeiras com os cães. As atividades físicas são ferramentas eficazes contra a depressão.

Em janeiro de 2019 a IBRC desenvolveu uma matéria curta sobre os benefícios de se ter um cão: “Ter um cão faz bem.

Além de tudo isso, homens e mulheres em contato com cães e outros pets lidam melhor com as adversidades do dia-a-dia, incluindo a solidão. Assim a companhia de um cão se mostrou altamente relevante.

Uma pesquisa conduzida pela Edelman Inteligence, nos Estados Unidos, apontou que 80% dos donos de cães e outros pets confirmaram que se sentiram menos solitários com a companhia dos pets. Assim fica comprovado que o cão ajuda a combater a solidão.

Cães contribuem no combate ao suicídio

A convivência com cães tem sido altamente relevante, já que se comprovou que contribuem no combate ao suicídio neste setembro amarelo. Este resultado se intensifica quando as pessoas convivem com os pets como se fossem membros de suas famílias.

Diante do distanciamento familiar e da solidão, características reforçadas pelo momento atual, o apego aos pets é uma forma de trazer significado à vida, com o compromisso de cuidar de alguém, sentir-se importante para este animal e receber como retorno sua companhia, afeto e a oportunidade de confidenciar suas angústias sem qualquer tipo de julgamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *