IBRC
Outubro Rosa

Outubro Rosa

Outubro RosaOutubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A IBRC, por tanto, procura conscientizar também que as nossas amigas pets também precisam de atenção quando o assunto é a saúde das mamas e do útero, pois são males que as afetam tanto quanto aos humanos.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

Desde 2019 a IBRC vêm incentivando os exames preventivos, inclusive a atenção especial dos tutores de pets, que podem e devem conhecer sobre o corpo de seus pets, como forma eficiente de identificar qualquer alteração que possa servir como um alerta de câncer nas mamas. Vale lembrar que cães possuem de quatro à seis pares de mamas, o que exige uma atenção ainda mais especial.

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, como simbolização mundial do feminino. Ações em mídias sociais também reforçam os incentivos durante este mês.

No entanto, especialistas da área médica ressaltam que é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período.

Breve História do Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade.

Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações.

Hoje o Outubro rosa é Realizado em vários lugares do mundo, e também pela IBRC como foco de prevenção e qualidade de vida para os pets.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *