exceto os suiços
Autralian Cattle Dog

Autralian Cattle Dog

História do Australian Cattle Dog

O Australian Cattle Dog foi desenvolvido para auxiliar o estabelecimento da indústria do gado no início da sua instalação na Austrália. Contudo o êxito da raça o fez se expandir para os demais países.

O objetivo era desenvolver cão forte e mordedor, com grande energia e capaz de ir reunindo e movendo o gado selvagem.

As raças de cães de trabalho, inicialmente importadas, não possuíam esses requisitos.

Os primeiros colonos tinham uma disponibilidade limitada de mão de obra, por isso enfrentavam problemas no controle de suas manadas de gado e rebanhos de ovelha. A maioria das propriedades não eram cercadas e os matagais do país eram espessos.

Para facilitar o eficiente manuseio de ovinos e bovinos foi estabelecido a criação de uma raça com base em cães que realizassem esse trabalho.

Muitas pesquisas foram realizadas para verificar a origem do Australian Cattle Dog. Mas como os primeiros criadores registraram poucas informações sobre a origem da raça existe uma divergência significativa de opiniões quanto às raças utilizadas para desenvolver o Australian Cattle Dog. Contudo, é geralmente reconhecido que resultou do cruzamento de Collies Azul Merle de pelo curto com o Dingo, com uma posterior introdução de sangue de Dálmatas e Kelpies preto e castanho (“tan”).

Outras misturas de cruzamentos foram experimentadas, como um cruzamento com Bull Terrier. Contudo não se mostrou eficiente.

Aparência

A aparência geral é de um cão de trabalho forte, compacto, no entanto com muita habilidade e desejo de cumprir as tarefas, mesmo se apresentarem serem difíceis e extenuantes. Sua combinação de substância, potência, equilíbrio e condicionamento muscular confere a este cão grande agilidade, força e resistência.

Características do Australian Cattle Dog

A lealdade e o instinto de proteção dos “Cattle Dog’s” (cães boiadeiros) os tornam cães ideais para a guarda do fazendeiro, do rebanho e da propriedade. Embora tenha uma desconfiança natural para com estranhos, deve ser de fácil manejo.

É um cão inteligente, porém de fácil manejo e adestramento.

É uma referência quando se trata de cão boiadeiro, principalmente no controle e na movimentação  do gado tanto em grandes áreas abertas quanto em áreas confinadas. Sempre alerta, corajoso e fiel, com uma implícita devoção ao dever, o que o torna um cão de trabalho ideal.

Quer registrar o seu cão conosco? Não perca tempo!

Clique aqui e preencha o nosso formulário on-line para emitir o Pedigree do seu cão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *