Curiosidades
Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março, ou seja, neste domingo.

Por isso a postagem dessa semana está sendo feita hoje, sábado, excepcioalemente, para não perdermos a oportunidade de falar algo interessante sobre o tema, e agregar ao universo canino.

O dia 21 de março, se configura como uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. Etinias de toda a parte do mundo sofrem algum tipo de preconceito (conceito pré concebido) influenciado pelos hábtos e costumes próprios de suas regiões.

Muitras vezes esses conceitos sociais pré definidos prejudicam de forma contundente cidadãos, que em sua essência são tão capazes quanto qualquer outro.

A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.

A eliminação de qualquer tipo de discriminação é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas:

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública” – (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

ONG’s e instituições contra o preconceito racial organizam debates e outras atividades que auxiliem na tentativa de conscientizar a população a acabar com qualquer referência ao racismo.

Infelizmente, ainda hoje o preconceito e discriminação racial é latente em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Quando se fala em “combate a discriminação racial” significa acabar com todos os tipos de intolerâncias relacionadas com a etnia ou cor de pele do indivíduo, seja ele negro, branco, índio, oriental e etc.

Origem do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

Em homenagem à luta e memória desses manifestantes, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial é comemorado em 21 de março.

Discriminação Racial e a Cinofilia

Em primeiro plano é importante destacar que a IBRC é uma empresa especializada em certificar a pureza da raça de cães. Mas não nos prendemos a raça do cão como pré-requisito para ter um amigo de quatro patas junto com a sua família.

Por outro lado temos muito orgulho de incentivar a criação de raças de cães, sabendo do seu valor específico, pois raças próprias possuem características incríveis que, se bem estimulados, tornam os cães capazes de feitos extraordinários!

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Registre seu cão SRD aqui na IBRC

A IBRC atualmente é a única entidade que emite certificado de propriedade para cães Sem Raça Definida (SRD).

A certificação da raça não é, e ao nosso entender, não pode servir como requisito para amar um cão.

O primeiro cão SRD que recebeu Registro de Propriedade foi o THOR R&L KENNEL, mestiço de Rottweiler com Pastor Alemão . Dessa forma, com o Registro de Propriedade, a propriedade do cão ficou bem definida, bem como a responsabilidade civil do proprietário.

Outro benefício deste tipo de registro é arquivar a genealogia dos cães, principalmente os populares F1 e também os SRD. Desta forma é possível identificar o temperamento, porte, cor e afins dos seus descendentes.

No caso do THOR R&L KENNEL foi possível identificar que a melhor opção para sua cruza seria com uma Rottweiler, certo de que geraria filhotes 3/4 com temperamento, cor e porte definido. Foi assim que nasceu a GAIA R&L DOG KENNEL com traços e características comportamentais de acordo com o previsto pelo criador.

Um cão não deve ser definido apenas pela sua raça, mas por todo o conjunto de qualidades que carrega, e isso acontece de forma independente da raça de registro. No entanto cabe destacar que a raça de um cão torna evidente características muito importantes como faro, atletismo, tamanho, cor entre outras.

Seu cão possui raça definida ou não.  Venha fazer o registro do seu cão conosco!

A IBRC é TOP
Seu cão também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *