Curiosidades
Dia do Trabalho para cães

Dia do Trabalho para cães

Dia do Trabalho para cães

No próximo dia 01 de maio comemoramos o Dia do Trabalho. Uma data significativa, e como já de costume a IBRC não vai deixar essa data passar sem considerarmos que os cães também trabalham. Sendo assim elaboramos a matéria sobre o Dia do Trabalho para cães.

Cão trabalhador

Um cão de trabalho está alem da condição de pet, ou de estimação, mas se trata de um cão com habilidades para desempenhar uma função.

Algumas raças são desenvolvidas e melhoradas especialmente com essa finalidade.

A humanudade se utiliza da companhia de cães como instrumento para trabalho desde os primeiros momentos de interação entre as espécies e, desta forma, essa relação apenas se aprimorrou, chegando ao ponto de encontrarmos cães e até mesmo raças inteiras especializadas nos mais diversos tipos de trabalho.

Turnspit

Dia do Trabalho para cãesOs cães classificados como Turnspit eram, em linhas gerais, pequenos, utilizados para girar eixos ligados a engrenagens que desenvolviam funções variadas, como virar carne no espeto, amassar mandioca ou massa para manteigas.

Um trabalho que poderia ser desenvolvido pelo homem, mas que foi utilizado o cão como força motora para auxiliar o homem no trabalho produtivo

Cães de Tração

Como o próprio título diz, são cães utilizados para efetuar trabalhos de tração.

Dia do Trabalho para cães
Cão belga de tração utilizado na Primeira Guerra Mundial.

Suas utilidades de trabalho são das mais variadas, tais como, carrinhos de arado para plantações, venda ambulante carregando a mercadoria, como leite, trigo, ovos, tecidos e até mesmo dinheiro.

Os cães da raça Husky Siberiano são especialmente destacados nesse artigo devido a popularidade com tração de trenó.

Mas vale lembrar que cães de tração também foam utilizados na Primeira Guerra Mundial para tracionar pequenos obuzeiros de artilharia. Contudo atualmente não se utilizam mais cães para esse tipo de função.

Alguns países proibem que se usem cães para trabalhos de tração e podemos citar nesse sentido a Inglaterra como pioneira nesse sentido.

Cães de Assistência

Também chamados de Cães de Serviço, são esses trabalhadores excepcionais que desempenham um trabalho social incrível!

São utilizados para os mais diversos serciços como cão-guia, cão-ouvinte.

Os cães que trabalham como cão-guia são treinados para consuzir pessoas com deficiências visuais. Alguns são tão fantásticos que ainda são capazes de auxiliar com atividades caseiras.

Da mesma forma os cães-ouvintes auxiliam pessoas com deficiências auditivas. Eles são especialmente treinados para alertar seus tutores sobre sons importantes, como campanhia de casa, aparelhos micro-ondas ou até mesmo o despertador de cabeceira.

Cães de Terapia

Os cães de Terapia são aqueles que auxiliam os profissionais terapêutas na condução do seu paciente. Esses cães são companheiros com temperamento dócil e são conduzidos a levar alegria e entretenimento para passoas que passam por momentos pontuais.

Atulamente se popularizou o uso do Cão de Terapia como Cão de Apoio Emocional, sendo comum a sua orientação para pessoas que recentemente perderam alguém ou que passam por um período psicológicamente vulnerável.

Muitos países já reconhecem os Cães de Terapia como essenciais para o homem e adotam para estes cães o mesmo conjunto de normas legais que estabelece e autoriza a entrada e convívio desses cães em ambientes públicos.

Cães de Busca e Resgate

Dia do Trabalho para cãesSão cães amplamente usados pelos militares em todo o mundo, mas seu uso não se  restringe apenas ao militares.

Cães de Busca e Resgate possuem a habilidade de encontrar e resgatar pessoas perdidas em florestas, na água ou em situações de desastres e calamidades naturais por exemplo.

Os Exércitos se utilizam de cães desse tipo também para treinamentos anti-terrorismo, bem como as polícias de todo oo mundo contam com a ajuda destes trabalhadores destemidos para criar vantágens táticas em situações de sequestro, por exemplo.

Cães de Pastoreio

Os cães de Pastoreio são os utilidade mais popular. Trabalham auxiliando nos campos conduzindo e protegendo rebanhos.

São cães especialmente treinados com condições de resgatar animais desgarrados ou em situações de perigo e de conduzir animais de rebanho sem caçá-los.

Em geral são cães com alto poder de inteligência, podemos citar como destaques para essa função os cães da raça Pastor Alemão, Australian Kelpie, Autralian Shepherd, Bulldog Campeiro, Border Collie, entre muitos outros diversos.

Cães de Caça

Utilizado desde os primórdios para auxiliar o homem no rastreio caça e busca de presas.

O treinamento de Cães de Caça inclui não apenas a captura e abate, mas o cerco e a imobilização da presa até a chegada do caçador.

Cães de Guarda e Vigia

Dia do Trabalho para cãesSão os cães utilizados para fazer a vigia e proteção de pessoas e de imóveis também.

Infelizmente os cães utilizados para esta finalidade acabaram sendo vítimas de preconceito social devido a sua incrível força, obstinação e como resultado o temor que provocaram em muitas sociedades devido ao seu desempenho.

Os clássicos cães Rottweiler e tambem o Dobermann são exemplares que traduzem bem o perfil de um cão forte, poderoso, obediente, com imenso potencial de guarda e de vigia.

Cães de Guerra

São usados pelas forças armadas em tarefas militares especializadas, como detecção de minas ou colocação de cabos. Military Working Dog é o termo mais formal e atual para cães treinados para uso em tarefas militares.

Cães Policiais

Também às vezes chamadas de Unidades K9, geralmente são treinados para rastrear ou imobilizar possíveis criminosos enquanto ajudam os policiais a fazer prisões ou investigar a cena de um crime.

Alguns até são especialmente treinados para unidades antiterroristas, como na Áustria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *