Curiosidades
10 Raças de Cães Brasileiros

10 Raças de Cães Brasileiros

Nós pesquisamose trouxemos aqui as 10 Raças de Cães Brasileiros.

A maioria das raças surgiram na América do Norte e na Europa e, conforme caíram no gosto popular eram exportados para outros países. Mas temos orgulho em dizer que a lista de cães que trouxemos é do Brasil!

O Brasil não tem uma longa lista de raças de cães com a sua nacionalidade, mas existe um número consideráel e que vale a pea ser lembrado.

Buldogue Campeiro

Descendente do Bulfdogue Inglêns e do Bull Terrier. Foi muito usado nos campos gaúchos, pois era um excelente controlador de gado.

Também foi levado para o Mato Goresso do Sul como ajudante no abate de porcors e outros animais.

Nos anos 70, quase foi extinto devido à regulamentaão e imposição de leis e medidas sanitárias em matadouros e pela popuarização de outras raças.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre essa raça você pode visitar a matéria exclusiva sobre o Buldogue Campeiro que preparamos.

Bulldogue Serrano

Sua história se mistura com a do Campeiro.

A versão oficial diz que sempre houveram dois caes, apesar de o Serrano ter ancestrais em comum com o Campeiro.

Se acredita que ele surgiu a partir de cães do tipo Buldogue que vieram com imigrantes europeus que se instalaram no Sul do Brasil.

Boca-Preta Sertanejo

Também conhecido por Cão Sertanejo, é uma raça que se originou no nordeste do país, sendo considerado um patrimônio histórico-cultural da região.

Ele faz parte da memória popular do sertão, principalmente dos homens ligados a atividades de caça de subsistência, pequenos agricultores e vaqueiros.

Dogue Brasileiro

Fruto do cruzmento de um Bull Terrier em um Boxer.

A raça surgiu em 1978 no Rio Grande do Sul graças a Pedro Ribeiro Dantas, que desejava um cão de guarda, obediente, forte e ativo.

Assim que a nova raça nasceu, foi nomeada como Bill Boxer, mas o criador trocou o nome para Dogue Brasileiro – deixando claro, por tanto, que é um descnedente ddo Molosso e sua nacionalidade é brasileira.

Fila Brasileiro

Sua origem tem tudo a ver com a colonização do país.

Com a chegada dos imigrantes, vários cães vieram juntos e, após diversos cruzamentos, o Fila Brasileiro nasceu.

Ele herdou o corrpo robusto dos Mastiffs Ingleses, a pele solta e grandes orelhas dos Bloodhounds e a força dos Buldogues.

Normalmente trabalhava nas fazendas, fazendo a guarda, tocaiando onças e cercando bois.

Griffon Barbudo

Esse cão está quase extinto, por falta de interesse na raça.

Nenhum criador está disposto a organizar uma criação do cão para buscar seu aperfeiçoamento e reconhecimento de entidades cinófilas.

Poucas pessoas possuem exemplares e a maioria o utiliza paa companhia, pastoreio de gado e ovelhas ou caça de subsistência.

Apesar de ser um partrimônio genético brasileiro, é iminente a sua extinção.

Ovelheiro Gaúcho

Nascida no Rio Grande do Sul. Não se sabe ao certo como surgiu, mas é provável que seja uma mistura de várias raças de pastoreio, como é o caso do Border Collie.

Na década de 1920, a raça teria sido cruzada com cães Pastor Alemão para conseguir controlar o gado e a outros cães maiores. Sua função é pastorear ovelhas e outros animais de fazenda.

Pastor da Mantiqueira

Originário da Serra da Mantiqueira, região Sudeste do Brasil.

Sua origem não pode ser conhecida, mas se acredita que seja descendente dos antigos cães que eram chamados de “policiais”.

Baseado na sua aparência e habilidades para pastoreio, acredita-se ter sangue de Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor Branco Suiço, Pastor Holandês e Pastor Garafiano.

Terrier Brasileiro

Também conhecido como Fox Paulistinha, esse cão foi criado para caçar ratos.

Segundo a versão mais aceita de sua história de origem, se acredita que ele foi desenvolvido por fazendeiros que cruzavam raças como Fox Terrier, Manchester Terrier e Terrier Branco Inglês entre 1910 e 1920.

Veadeiro Pampeano

Também conhecido por Veadeiro Brasileiro, essa raça nasceu nos pampas bem ao Sul. Apesar de ser originária do Brasil, também tem contribuição da Argentina e Uruguai.

Não se conhece sua origem, mas se sabe que ele foi criado para o pastoreio e se parece muito com os Podengos.

Gostou da nossa lista das 10 Raças de Cães Brasileiros? Nos acompanhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *