Curiosidades
Bons motivos para apostar em um cachorro para crianças

Bons motivos para apostar em um cachorro para crianças

Nesta matéria trazemos alguns bons motivos para apostar em um cachorro para crianças.

As pessoas que possuem cães como pets concordam como é incrível o dia a dia ao lado deles!

Contudo quando o assunto é “Ter um cão como compania para crianças”, muitas pessoas têm dúvidas se esta pode ser um boa idéia, ou mesmo, têm medo, a final a bagunça que pode resultar dessa parceria é capaz de dixar qualquer um de cabelo em pé!

A IBRC defende a idéia de que a parceria “cão x criança” é extremamente benéfica, não apenas para a criança, mas também para toda a família.

Seja qual for a idade do seu filho, ter um cãozinho como compania é sinônimo de descobertas, brincadeiras, companheirismo e muito aprendizado.

Você ainda duvida? Então, veja, a seguir, alguns bons motivos para apostar em um cachorro para crianças e saiba quais são as raças que costumam se dar superbem com os pequenos!

Quais os benefícios da relação entre cachorros e crianças?

Cuidados com nosso pequeninos são sempre muito grandes. A final são nossas maiores preciosidades.

Além de uma vida agitada, muitas vezes precisamos encontrar tempo e disposição para dar a ateção que as crianças merecem e, assim, a idéia de introduzir um cãozinho a rotina pode trazer muitas dúvidas e preocupações.

As preocupações mais constantes são relacionadas a bagunça, sujeira, responsabilidade, e os riscos de contaminação.

Nesta matéria nos da IBRC, mostramos que não precisa (e nem deve) ser encarado assim. Os benefícios do convívio com um amigo de quatro patinhas traz paraas crianças superam, e muito, qualquer preocupação. Vejá só!

Bons motivos para apostar em cães para crinças
Estimula a curiosidade

Estímulo à curiosidade

Crianças estão constantemente descobrindo o mundo, principalmente na primeira infância, que acontece nos 5 primeiros anos. Este é um processo de desenvolvimento muito intenso, e todos os animais fazem parte desse processo e compõem um mundo fascinante para as crianças!

São inúmeras novas conexões neurais sendo estimuladas pela visão, pelo toque, pelo olfato etc., além das gostosas gargalhadas que os pequenos soltam ao brincarem com os peludos.

Redução das chances de desenvolverem doenças

Uma das preocupações mais comuns dos pais é a exposição dos seus filhos a diversos contaminantes, devido ao contato íntimo com os cachorros. Sendo assim, o medo é de que as crianças desenvolvam alergias ou doenças.

Porém, é exatamente o contrário que acontece. Muitos estudos confirmam que o convívio com animais diminui as chances da criança ter resfriados, otites, alergias, asma e problemas estomacais.

Isso se deve ao fato de que o contato com o cachorro estimula a produção de diversos anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico das crianças.

E atenção para um detalhe: os primeiros anos de vida são críticos para a formação dos anticorpos. É a famosa “vitamina S”, já ouviu falar?

Além disso, a presença de um cachorro reduz consideravelmente a chance de uma criança ter estresse, ansiedade e depressão (mesmo no futuro), devido às endorfinas que o nosso corpo produz ao interagir com os peludos.

Desenvolvimento do senso de responsabilidade

Você acha que será a única pessoa da família responsável por cuidar do seu cãozinho? Já pensou em dividir as tarefas com seus filhos?

As crianças podem participar da rotina de cuidados com o pet sem problema algum. E muitas vezes são surpreendentes.

Além do desenvolvimento afetivo, ao compartilhar com seus filhos algumas tarefas, como dar água, comida e banho, além de escovar e passear, você desenvolverá o senso de responsabilidade com outro ser vivo e o de cumprimento das obrigações.

Sendo assim, é correto afirmar que é uma forma de ensinar que as ações geram consequências.

Bons motivos para apostar em cães para crinças
Facilitação do convívio social e estímulo do senso de empatia

Facilitação do convívio social e estímulo do senso de empatia

Os laços afetivos criados entre cachorros e crianças são lindos! Ainda mais se crescerem juntos!

Esse contato diário faz com que as crianças lidem melhor com seus próprios sentimentos e aprendam a entender as emoções dos outros.

Ao compreenderem as necessidades emocionais de um cachorro, as crianças se portam melhor socialmente. A consciência sobre a alegria, a dor, as enfermidades e, até mesmo, sobre a morte, aumenta a capacidade de uma criança sentir empatia e compaixão pelas outras pessoas.

Como se não bastasse, a convivência com pets estimula o senso de respeito pelas diferenças, já que os animais têm modo de vida e personalidade diferentes das dos seres humanos.

Bons motivos para apostar em cães para crinças
Companhia constante

Companhia constante

Ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão”, disse o Marquês de Maricá.

E não é para menos! Um cachorro proporciona companhia constante para crianças, seja nos momentos de brincadeira, seja nas horas de descanso.

Você se preocupa com seu filho passando muito tempo em casa entediado, quando não está na escola? Um cachorro pode ser uma ótima solução!

Um cãozinho está sempre disposto e muito ansioso para brincar, ou apenas para fazer companhia e descansar junto de alguém!

Promoção do contato com a natureza

A influência social atual, essencialmente urbana e cercada de tecnologias, é comum, muitas vezes, nos privarmos do contato com a natureza e, desta forma, nossas crianças também são afetadas por esse rítimo de vida.

Os cachorros podem ser a ponte para diminuir essa distância.

O convívio com qualquer espécie de animal proporciona a chance de uma criança estreitar o contato com o meio ambiente, explorar o mundo sob variadas perspectivas, avaliar adversidades sob diferentes pontos de vista e experimentar a liberdade.

Por isso, a relação próxima com um cachorro é uma oportunidade de a criança se comunicar com a sua própria essência!

Quais as melhores raças de cachorros para crianças?

Se você leu toda a matéria até aqui, já deve estar convencido que ter um cão faz bem para as crianças. Agora a melhor pergunta é “qual é o melhor companheiro para elas?”.

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que não há uma resposta exata para essa questão. Tudo depende do estilo e da rotina da família, da personalidade e do temperamento da própria criança.

Você deve levar em consideração o nível de energia do cão, comparando à disposição dos membros da família para passear com ele, por exemplo. Crianças mais agitadas, normalmente, precisam de cães jovens para acompanhá-las em suas brincadeiras, enquanto as mais tranquilas podem se dar muito bem com cachorros mais velhos e serenos.

Sendo assim podemos afirmar que determinadas raças de cães revelam amigos de quatro ppatas são mais ativas e super brincalhões, enquanto outras raças podem nos mostrar cães mais serenos e pacatos.

Com crianças de até 3 anos, é melhor ter cachorros grandes, pois a sua inexperiência pode machucar cães muito pequenos. Além disso, cães grandes tendem a ser muito companheiros e pacientes.

Entre as raças mais queridas pelos pequenos, estão:

Golden Retriever
Golden Retriever

Golden Retriever

De origem britânica, conhecido por ser muito dócil e companheiro, o Golden Retriever é considerado por muitos o “cão dos sonhos”. Bastante inteligente, compondo a 4ª posição da nossa lista do Top 10 cães mais inteligentes do mundo.

O Golden Retriever é uma raça tão fantástica que temos uma matéria especial apenas sobre essa raça. Então não fique sem conferir o que contamos sobre essa raça fantástica!

Labrador

Conhecidos por seu temperamento agitado e por serem amantes de água. Os cães da raça Labrador ocupam a 7ª posição no Top 10 cães mais inteligentes do mundo.

São cães quase incansáveis quando se trata de brincadeira. São amorosos e fiéis, e pode contar sempre com ele para alegrar toda a família.

Com certeza ele estará ao seu lado e de crianças a qualquer momento.

Se quiser saber mais sobre essa incríivel raça de cães, que são a personificação da palavra felicidade, você ppode conferir em nosso site a matéria exclusiva sobre cães da raça Labrador.

Beagle

Cães dessa raça são conhecidos por fazer amizades com qualquer um facilmente. E quando falamos “qual quer um” é realmente para levar a sério “QUALQUER um”.

Isso quer dizer que além de ser super amigo do seu filho ele também fará amizades com os amigos dos seus filhos, primos e todos que apareçam par brincar.

São portadores de uma energia para brincadeiras que é capaz de cansar qualquer criança. Sendo assim,  uma boa escolha para uma família que precisa de ajuda para brincar com seus filhos.

Também são muito apegados aos que fazem parte da família, não medindo o tamanho do amor e do carinho que são capazes de transmitir.

Bernesse

É um cão excelente para a família. Muito tranquilo, dócil e amável.

Possuem um temperamento equilibrado, solícito e calmo. Então é uma opção positiva para crianças mais calmas.

Uma característica interessante do Bernesse é a de ser uma raça de cães silenciosos, ou seja, não costumam latir a menos que algo fora do comum aconteça.

São Bernardo

A pesar de serem muito grandes, são surpreendentemente dóceis e amorosos, carinhosos e amigáveis.

São possuidores de um comportamento “carente”. Por isso adoram carinho, atenção e brincadeiras.

Contudo é um cão territorialista e desconfiado com estranhos. Então suas crianças estarão bem protegidas na presença deste gigante amoroso.


Mas se você não tem muito espaço em casa para esses grandões, tudo bem escolher um cão menor. Separamos alumas sugestões para companheiros das crianças que moram em apartamentos.

Buldogue Francês

É uma raça tranquila e companheira, sempre muito carinhosa.

O cachorro Buldogue Francês é conhecido por ser tranquilo, atencioso e muito companheiro de seus amigos humanos.

Geralmente se dá muito bem com crianças devido a seu jeito brincalhão e dócil!

Poodle
Poodle

Poodle

A raça apresenta temperamento dócil e se mostra obediente ao tutor. Alguns ainda manifestam reações de ciúmes moderado quando lhes falta atenção durante a vida adulta.

É uma raça que se identifica com crianças e possui comportamento brincalhão com moderação para não machucar os pequenos. Se mostram mães exemplares também.

O adestramento é fácil, considerado o 2º cão mais inteligente em nossa lista dos Top 10 cães mais inteligentes do mundo.

O poodle varia de tamanho entre o grande e o toy. Pode variar entre 2,5Kg e incríveis 32Kg e pode medir de 25cm à 38cm. Então é muito importante escolher bem antes de adquirir um poodle.

É uma raça fantástica, que mereceu seu cantinho de destaque aqui na IBRC com uma matéria exclusiva sobrea a raça Poodle.

Yorkshire

Extremamente apegados aos membros de sua família, os Yorkies são excelentes cachorros de companhia.

Adoram nadar e são ativos e brincalhões. Podem ser um pouco teimosos e estranhar a presença de desconhecidos, mostrando-se protetores muitas vezes.

Mas por serem muito fiéis e inteligentes, são fáceis de adestrar. Podem latir bastante, principalmente se desconfiarem que seu tutor favorito corre algum perigo.

Shih Tzu

Adoram um colo, requer muita atenção do dono, adora brincar de tudo.

Contudo não é um cão que gosta de atender a chamados. Sendo um dos cães mais difíceis para se treinar segundo o livro do estudioso Stanley Coren.

Sendo assim, ele precisa de adestramento logo cedo, para que ele consiga entender o nível de hierarquia e entender como e o que deve se fazer em determinadas situações.

Ele não é um cão espaçoso, então consegue ficar bem tranquilo em ambientes pequenos, como um apartamento.

Crianças gostam muito da companhia de um Shih Tzu, mas vale destacar que não é aconselhável cães desta raça para crianças que têm muita energia.

Saiba mais sobre essa raça em nossa matéria exclusiva sobre os cães Shih Tzu.

Pug

pug é um cachorro de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo.

É um cão equilibrado, feliz, disposto, de grande charme. Também é recomendado para crianças que possuem menos energia, pois é uma raça menos agitada, porém super amorosa.


O convívio com animais gera uma série de benefícios para pessoas de todas as idades. Proporcionar o contato de um cachorro para crianças significa estimular o seu bem-estar, além de aprimorar o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

 

Fonte: https://ative.pet e https://petlove.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *