Cães de Companhia
Shih Tzu

Shih Tzu

Preparamos nessa semana essa matéria super completa sobre os cães da raça Shih Tzu.

Shih TzuO nome Shih Tzu é de origem chinesa e significa “pequeno leão”. Como citado nas lendas, os Shih Tzus dormiam nos pés dos nobres chineses. Eles são e sempre foram muito populares na China. Shih Tzus podem possuir até 19 combinações de cores na pelagem. As pessoas confundem muito os Shih Tzus com os Lhasa Apsos, mas as diferenças de formato de cabeça e rosto, focinho e crânio são bem notáveis quando se conhece as duas raças. A raça Shih Tzu é muito antiga, não sendo possível datar com certeza seu primeiro aparecimento.

Fonte: PetLove. Disponível em Shih Tzu

Os cães desta raça estão dentre os cães de maior aceitação familiar, justamente pela sua personalidade marcante, seu temperamento dócil e companheirismo com todos os membros da família, inclusive com crianças e até mesmo com outros cães, possuindo um singelo destaque em nossa matéria Bons motivos para apostar em um cachorro para crianças.

Há quem diga que o propósito dos cães da raça Shih Tzu é ser amado e retribuir todo o amor que recebem e, de fato, não conseguimos pensar em uma descrição mais apropriada.

Definitivamente eles são cachorros de ambientes internos e se adaptam muito bem a apartamentos por serem pequenos e não precisarem de muito espaço para se movimentar, porém, isso não exclui a necessidade de exercícios físicos regulares.

Uma das muitas características marcantes dos Shih Tzus é a capacidade de se adaptarem ao moemento dos seus tutores, quando você quiser caminhar eles estarão ao seu lado ou quando quiser tirar uma soneca, também estarão, como sempre fizeram desde que surgiram.

Características do Shih Tzu

Existe uma série de atributos incríveis nos cães dessa raça. As qualidades dos Shih Tzus são tantas que normalmente são os cães mais indecados para companhia até mesmo em apartamentos.

Portadores de uma energia moderada, gostam de passeios e brincadeiras, mas se adaptam muito bem a rotinas de  ambientes pequenos, como apartamentos por exemplo.

São cães muito obedientes, em geral, que não possuem a característica de desafiar os tutores. O seu companheirismo e apego com a família, faz desta raça bastante obediente.

O seu grau de inteligência é razoável, figura como o décimo colocado no TOP 10 cães menos inteligentes, sendo um cão de fácil adestramento  e também de boa compreensão comportamental.

Contudo é um cão bem territorialista. Visitantes serão checados imediatamente e sua opnião quanto as visitas pode ser imperativa. Na ausência dos tutores eles defenderão o seu lar da melhor maneira o possível.

São marcados por um ar de soberba quando estão em repouso… mas é pura faixada… em geral são dados a brincadeiras e compartilham bem os sentimentos. Então quando o tutor estiver feliz eles estarão lá compartilhara felicidade e, da mesma forma, quando o tutor está triste, normalmente os Shih Tzus se mostram estremamente sensibilizados.

O apego aos tutores é algo realmente admirável.

Outra característica muito agradável é o fato de não serem cães tendentes a latidos. Isto significa que é uma raça de cães que quando dão um alerta com um latido é porque o motivo realmente precisa de atenção.

Pelos

Shih tzuA pelagem do Shih Tzu é caracterizada por pelos longos e abundantes podendo ser levemente ondulados especialmente no comprimento. Existem diversas variações de cor, mas, geralmente eles possuem uma faixa branca na parte da frente da cabeça e pelos brancos também na cauda.

Alguns donos gostam de tosar, mantendo o pedo bem curto, sendo assim podemos não perceber os pelos soltos pela casa, mas eles também trocam de pelo em algumas épocas do ano.

A pelagem, curta ou não, merece muita atenção, pois os nós podem acontecer com frequência, por isso muitos tutores acabam optando pela “tosa bebê”, que além de conferir uma aparência de filhote nos adultos, é de mais fácil manutenção.

Saúde

Por possuir o globo ocular muito exposto, os Shih Tzus precisam de atenção especial para essa região a fim de evitar que sofram lesões como ceratites, úlceras de córnea, olho ressecado etc, além de acidentes. A higiene dessa região deve ser feita semanalmente realizando a limpeza da secreção do canto dos olhos com produtos específicos para pets.

Já em relação à pelagem, o dono de um Shih Tzu deve ter compromisso com a escovação para evitar que os pelos se enrolem e formem nós que podem machucar a pele do cachorro. A tosa pode ser uma boa amiga, uma vez que mantém os pelos em ordem e não comprometem os movimentos devido ao comprimento.

Cuidados dentários também são importantes e, por isso, a escovação deve ser hábito desde pequenos.

A Coprofagia (hábito de ingerir fezes) é extremamente comum à raça. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que isso seja genético. Visitas periódicas ao médico veterinário são recomendadas, principalmente para um bom acompanhamento realizando exames de fezes e urina para verificar a função renal.

Fonte: PetLove. Disponível em Shih Tzu

Temperamento do Shih Tzu

São cães marcados pela incrível docilidade e companheirismo.

Eles se apegam aos seus tutores muito rapidamente.

Embora territorialistas, costumam receber muito bem as visitas, inclusive crianças e outros animais.

É importante ter em mente que tudo na vida de um cão é o costume, então para desenvolver esse traço incrível é importante incentivar o bom convívio com visitas, crianças e outros bichinhos.

IBRC

Você possui um Shih Tzu? Não perca tempo e venha fazer o Pedigree dele aqui conosco!

A IBRC é TOP
e o seu Shih Tzu também!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *