Bullmastiff

BullmastiffO Bullmastiff é uma raça oriunda do Reino Unido. Sua pelagem varia do fulvo ao tigrado, sempre com máscara e nariz preto. É um cão de grande porte utilizado originalmente como cão de guarda, no entanto, atualmente é mais frequente encontrá-lo como cão de companhia.

Este cão é possui características fantásticas, sendo muito inteligente, protetor e, sem dúvidas, poderoso.

Apesar do seu imenso tamanho e e jeito estabanado o Bullmastiff é um bom companheiro para famílias. Justamente considerando o seu tamanho, requer que pratique exercícios constantes.

Origem do Bullmastiff

Os cruzamentos seletivos que geraram esta raça iniciaram-se em meados do século XIX, e posteriormente a raça foi estruturada sob o comando de um homem chamado S.E.Moseley, criador de Cocker spaniel, Mastiff e Bloodhound.

Os guardas florestais necessitavam de um cão de guarda independente, que fosse mais ágil que o Mastiff Inglês, e silencioso o bastante para surpreender caçadores ilegais em reservas florestais.

Para obter o Bullmastiff foram então cruzados o antigo buldogue, de quem obteve 40% de suas características, e o mastiff, de quem obteve 60%.

O resultado é um cão com velocidade, força e coragem sem igual, no entanto é comedido e controlável.

Características

Os machos devem apresentar entre 64 e 69 centímetros de altura, a partir da cernelha  e pesar entre 50 e 59 quilos.

As fêmeas devem ter de 61 a 66 centímetros de altura e pesar entre 41 e 50 quilos.

Sua pelagem é curta e dura, variando em três colorações: tigrado, fulvo(baio) e vermelho-cervo.

Independentemente da cor da pelagem, o Bullmastiff deve possuir uma máscara negra e uma região escura no contorno dos olhos. Estes são traços obrigatórios.

As narinas são sempre pretas. O focinho deve ter um terço do comprimento da cabeça, que deve ser larga.

Seu crânio é quadrado, com mordedura em torquês ou com leve prognatismo inferior.

As orelhas são pequenas e de inserção alta, em formato de ”V”.

Os olhos do Bullmastiff devem ser de tamanho mediano e cor de avelã ou mais escuros, dependendo da cor da pelagem.

Possui corpo musculoso com peito é largo, sendo possível possuir uma mancha branca na coloração do peito.

Os pés são arredondados e com dedos bastante arqueados e unhas escuras.

Os membros posteriores são pouco angulados. A cauda é de inserção alta e apresenta raiz grossa, afilando em direção à ponta.

Temperamento do Bullmastiff

Apesar de ser extremamente grande e poderoso o Bullmastiff não possui reação exagerada, ou seja, é comedido quando precisa atacar.

Cabe destacar que na sua função inicial, os invasores das reservas de caça não podiam ser dilacerados ou mortos pelo cão, desta forma,  o Bullmastiff se apresentou como o cão perfeito, pois se continha em imobilizar os invasores.

O Bullmastiff possui a qualidade de imobilizar devido a maior de apreensão da boca, favorecida pelo focinho amplo e por um ligeiro prognatismo (dentes incisivos inferiores ultrapassam os superiores) que possibilitam “segurar” com grande força.

Outro fator importante é ter estabilidade no solo, como se fosse um bate-estaca, desta forma se torna muito firme, difícil de ser derrubado.

 

Se quiser fazer o Registrou (Pedigree) do seu Bullmastiff, você pode fazer aqui na IBRC através do nosso Formulário, ou, se preferir, pode nos chamar através do Whatsapp.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias