O que é o pedigree?

O pedigree é a identidade do cão, assim como nós temos documento de identificação na qual nomeamos de Registro Geral (RG), os cães possuem o Pedigree, onde possuem os dados básicos do cão e do seu proprietário, além de sua genealogia, para atestar que determinado cão é de raça pura.
Cães que possuem um pedigree, na maioria esmagadora dos casos, possuem um valor agregado maior do que os que não possuem, devido a criação e qualidade dos cães serem atestada através do documento do pedigree.

Para que serve o Pedigree?

De modo simplificado, o Pedigree serve para identificar o cão, origem, raça e o proprietário. Através deste documento, expedido por entidade séria e competente, é possível determinar  o histórico pregresso genealógico do cão, além de identifica quem, de fato, possui o direito e propriedade deste.

Através da genealogia dos cães presente nos pedigrees, existe a possibilidade de planejar futuras cruzas e estudar o pedigree do parceiro do cão, evitando assim, conflito de sangue e até mesmo doenças hereditárias, que podem variar juntamente com a raça. Devido a isso, realizar o cruzamento entre cães que não possuem pedigree, pode ocorrer na criação de cães com defeitos e características indefinidas, sendo prejudicial aos filhotes e até mesmo aos donos.

Outra questão de suma importância dos pedigrees, é o registro do proprietário do cão. Em eventuais condições de conflitos, por exemplo, referentes a separação dos proprietários, bem-estar e saúde dos cães, fica como responsabilidade, obrigação e direito único e exclusivo do proprietário do cão, presente no pedigree.

Conclusivamente registrar o Pedigree do seu cão, independente da raça, é realmente importante como uma forma de segurança para o proprietário e para o cão, que se encontrará resguardado em inúmeras situações, inclusive aquelas as quais o Estado não está preparado para dirimir ou regulamentar.

Não sei a raça do meu cão, mas quero fazer o registro dele.

A IBRC inovou neste conceito. O registro do seu cão é fundamental para ele e para você, que é proprietário. Se você tiver um cão e não sabe a raça dele basta nos solicitar o registro, através do formulário informando no campo raça como “SRD” ou apenas escreva “não sei”.

Nós emitiremos o registro do seu cão, com as mesmas características dos certificados emitidos para cães cujo a raça está definida e comprovada, inclusive contendo a genealogia se for o caso, mas no campo “Raça” do certificado estará descrito como “SRD” que significa “Sem Raça Definida”.

O mais legal é que se no futuro seu cão SRD for classificado comprovadamente em alguma raça basta solicitar a segunda via do mesmo certificado contendo a correção da raça.

Outra possibilidade é de a nossa equipe identificar no ato do registro que os pais do cão a ser registrado estão classificados como em uma raça específica. Nestes casos o cão pode ser classificado automaticamente pela nossa equipe, caso autorizado por quem faz o pedido.

2 Responses

  1. Boa tarde. Tudo bem?
    Queria saber qual o valor para realizar um registo de cães?
    Obrigada

    • Bom dia Tais! A equipe passa bem, obrigado. Esperamos que você e família também estejam bem! Obrigado por perguntar.
      Os nossos valores de registros estão em nossa página de formulários. O legal de sempre olhar a tabela pela nossa página de formulários é que este é o nosso canal oficial, ou seja, sempre está atualizado.
      Para acessar a página de Formulários basta clicar no botão FORMULÁRIOS na bara de menus.
      A informação de preços está logo no começo, dentro do spoiler “TABELA DE PREÇOS”

      Caso se interesse em fazer qualquer registro você pode aproveitar e fazer através do nosso formulário eletrônico, ou atravées do Whatsapp que se encontra aqui na parte inferior esquerda do nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias