5 hábitos comuns de tutores que são capazes de frustrar, entristecer ou deixar os cães irritados.

5 hábitos comuns de tutores que são capazes de frustrar, entristecer ou deixar os cães irritados.Nossa equipe apontou 5 hábitos comuns de tutores que são capazes de frustrar, entristecer ou deixar os cães irritados.

Tudo o que um tutor quer é proporcionar momentos de felicidade para seus cães. Contudo, às vezes, algumas atitudes podem incomodar os animais de estimação.

Uma boa alternativa para evitar estes estados negativos nos cães é tentar sempre se imaginar no lugar do pet, especialmente quando você fizer algo que, aparentemente, pareça “engraçado”.

1- Deixar seu cão muito tempo sozinho

Os cães são, em linhas gerais, extremamente sociáveis. Seu instinto o conduz a formar bandos. Sua socialização com humanos, atualmente, é vista como algo bom do ponto de vista social.

A característica social de um cão é algo tão relevante que são frequentemente utilizados como ferramentas de combate a solidão, como forma de combater a depressão. Confira aqui a nossa matéria sobre este tema.

Em linhas gerais eles não gostam de ficar longos períodos sozinhos. Sendo assim, quando sair pode ser uma ótima ideia deixar algo para que seu cão possa se distrair.

Especialistas indicam o uso de brinquedos mentalmente estimulantes. Mas isso não descarta brinquedos como uma bola macia ou um brinquedo que estimule-o a gastar um pouco de energia enquanto estiver sozinho.

2 – Não deixar seu cão farejar pela rua.

Os cães acham altamente frustrante quando seus donos os impedem de farejar as coisas durante os passeios.

Cães são animais curiosos, pela sua própria natureza, por isso adoram cheirar territórios desconhecidos. Muito embora possa ser irritante se o seu cão parar a cada cinco passos ao longo de um passeio, saiba que ele confia muito mais no próprio focinho do que em qualquer outro sentido, ou até mesmo em nós.

3 – Abraçar seu pet o tempo todo.

Algumas raças mais do que outras, mas é unânime o fato de que eles gostam de ter seu próprio espaço, assim como os humanos. A postura de ficar agarrando o tempo todo pode causar desconforto em alguns cães, gerando irritação.

Os cães podem interpretar os abraços como um sinal de dominação. Portanto alguns cães se incomodam mais que outros, e não é raro alguns eventos de ataques estarem relacionados a abraços gostosos.

4 – Fingir jogar a bolinha para seu cão.

Dentre os 5 hábitos comuns de tutores que são capazes de frustrar, entristecer ou deixar os cães irritados, este é o mais comum.

Os cães ficam no mínimo ansiosos quando alguém você finge que está jogando a bolinha para eles, mas não é exagero afirmar que ficam confusos, e alguns até mesmo irritados.

O melhor é simplesmente lançar o brinquedo de uma vez.

5 – Estar triste

Por outro lado, os cães querem que seus donos fiquem felizes.

Sua natureza sociável, em especial com humanos, torna natural o fato de eles se sintirem desconfortáveis quando percebem que seus donos estão tristes, alguns cães chegam a compartilhar a dor dos donos.

Alguns cães possuem com seus tutores um elo maior do que outros, e algumas raças são altamente empáticas e inteligentes, como o caso do Border Collie. Esta raça é capaz de notar o desconforto, tristeza ou raiva dos familiares apenas pelas expressões faciais ou pelo olhar. Sua empatia com os seus tutores é tão grande que na antiguidade alguns firmavam que esse cão era capaz de ler mentes.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias