Por que os cães uivamOs motivosque levam um cão a uivar são alvos de diversos estudos, inclusive contemporâneos, e dentre osdiversos motivos alguns são singulares quando se qustiona o por que os cães uivam.

É sabido que os cães descendem de lobos. Os lobosusam o uivo como ferramenta de comunicação para guiarem membros da matilha e avisar sobre a presensa de algum eventual invasor. A primeira pergunta, no entanto, é: “será que o mesmo acontececom os cães?”

De forma geral é possivel classificar o uivo como uma forma de comunicação. No universo dos cães domesticados observou-se que um dos motivos que os faz uivar é a solidão.

Lobos uivam para encontrar novos membros, e avisar aos demaisdamatilha onde estão, é uma forma bem eficaz parase localizarem.

Algumas pessoas acreditam que o habito de uivar se trata de uma exclusividade dos cães da raça Husky Siberiano. Isto não poderia estar mais longe da verdade, pois todos os cães possuem esse instinto.

No universo dos cães domesticados o uivo serve para que se localizem e possivelmente se encontrem. O uivo de um cão, que tem origem na solidão é um mal sinal, isto porque o cão não sente falta apenas de outro cão, mas da presensa do seu tutor também.

Esta é uma forma de localizar alguém e atrair compania, além de servir também como uma forma decomunicação a distância quando não conseguem ter contato visual com o exterior.

Algumas raças, como o Labrador, possuem uma necessidade de atenção maior que outras raças. Para estes é importante ter uma rotina de atividades constantes, para que seu cão nunca se sinta solitário.

Se você identificar que o seu cão uiva por solidão, é um alerta de que você precisa dar mais atenção para ele.

É muito importante ainda que se tenha em mente que cada caso possui particularidades, isto é, nem todo cão uivanecessariamente porque está se sentindo solitário.

É preciso analizar individualmente as circunstâncias do por que seus cães uivam, a final um pet pode apenas estar respondendo o chamado de um cão próximo, ou estar chamando uma pessoa que por quem ele nutre uma grande amizade.

 

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias